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Sucos verdes são altamente nutritivos e têm hora certa para serem tomados

29 de julho de 2019

Beber legumes e verduras em forma de suco pode ser opção para quem não tem tempo ou não gosta de comer vegetais.

Uma série de dietas diferentes inclui sucos vegetais para ajudar a limpar o organismo e aumentar a ingestão de nutrientes diários.

Não à toa — fáceis e rápidos, os sucos à base de legumes e verduras condensam uma grande quantidade de substâncias necessárias para o organismo em um único copo.

“Com esses sucos consegue-se colocar um número maior de fitoquímicos, vitaminas e minerais no organismo. É mais fácil, tem mais palatabilidade”, aponta a nutricionista Melissa Santos, especialista em nutrição clínica e funcional.

Entre os vegetais favoritos, muitos são fáceis de cultivar em casa: salsinha, couve-manteiga e outras folhas verdes podem servir como base para uma série de sucos nutritivos. A dica é apostar na variedade e aproveitar os alimentos de forma integral: casca, folhas e talo, tudo deve ir para o processador.

Por serem batidos crus, os vegetais presentes no suco costumam ter uma alta biodisponibilidade de nutrientes e enzimas naturais.

Ao mesmo tempo, muito do seu potencial nutritivo acaba sendo desperdiçado caso os sucos sejam coados.

Além das fibras, há também a perda de fitoquímicos, que são agentes antioxidantes relacionados à cor dos alimentos como a antocianina, no caso da beterraba, e o betacaroteno, na cenoura e demais alimentos alaranjados.

Mas se você não gosta de beber o suco sem coar, basta usar a criatividade: aproveite para incorporar essas fibras à massa de um bolo, biscoitos ou para acompanhar o iogurte.

Hora do suco

Por conta de sua ação desintoxicante, o melhor horário para beber o suco vegetal é de manhã, ainda em jejum.

“Quando você acaba de acordar, seu organismo está mais preparado para receber todos aqueles fitoquímicos. Aí eles começam a fazer efeito antes mesmo de entrar qualquer alimento”, explica a nutricionista Melissa.

Quem tem uma rotina apertada e não consegue preparar suco fresco todos os dias pode fazer uma base verde com couve-manteiga, por exemplo, e congelá-la em cubinhos de gelo. Na hora de beber, basta batê-los no liquidificador e adicionar algum outro ingrediente fresco que esteja dando sopa na cozinha.

Mas se o objetivo é desintoxicar, a bebida não pode conter açúcar ou adoçantes. Para adoçar, a dica é usar frutas em pequena quantidade ou acostumar o paladar — reduzindo todo açúcar na sua dieta, em algumas semanas será possível sentir o resultado de um paladar mais sensível ao dulçor.

Substitui a salada?

Se a praticidade dos sucos te encantou, vá com calma: os profissionais da saúde são enfáticos em apontar que eles não substituem um prato de salada. Muito além dos nutrientes, o próprio ato da mastigação, que não existe no caso da ingestão de bebidas, é benéfico para o corpo humano.

“Na mastigação você já tem um processo de digestão com enzimas que começa na saliva, além de questões hormonais, como a ativação do centro de fome e de saciedade”, explica a nutricionista Astrid Pffeifer, especializada em nutrição funcional e esportiva, com longa experiência com a dieta plant based, ou seja, apenas à base de vegetais.

Isso significa que, ao contrário do que muita gente pensa, quem deseja emagrecer deve optar por comer os alimentos ao invés de bebê-los.

Este raciocínio vale para pensar a maioria das dietas líquidas, largamente difundidas, mas que trazem poucos resultados a longo prazo. Sem uma verdadeira reeducação alimentar, a mudança de hábitos se torna difícil.

“As dietas líquidas são recomendadas desde que um profissional esteja acompanhando, que seja em um curto espaço de tempo e seja rica em nutrientes”, explica Melissa.

Ela ainda reforça que este tipo de dieta requer muita atenção — nem toda perda de peso é positiva. No caso de uma dieta pobre em nutrientes, a perda de peso não virá com saúde.

Mas por conta do seu potencial desintoxicante, os sucos vegetais podem ser aliados de uma dieta com foco na redução de peso, desde que haja equilíbrio. “Eles podem ajudar porque têm uma função de desintoxicação hepática”, explica Melissa.

Como o fígado é um órgão que metaboliza a gordura de reserva do corpo humano, caso o fígado esteja saudável ele trabalhará melhor e, consequentemente, ajudará o metabolismo como um todo. A função ideal dos sucos em uma dieta seria, portanto, não a de substituir as refeições, mas sim complementá-las.

Melhores ingredientes

A nutricionista Melissa Santos, especialista em nutrição clínica, funcional e também personal diet, elencou alguns ingredientes-chave para você preparar seu suco de vegetais. Combine como quiser e aumente sua ingestão diária de nutrientes!

Aipo: Apontado como um superalimento, o aipo possui propriedades diuréticas, laxantes e expectorantes que o torna um grande aliado da limpeza do corpo. É ainda fonte de fibras, potássio e antioxidantes.

Beterraba: Com alta concentração de nitrato, a beterraba melhora o rendimento para os praticantes de atividade física. É também recomendada para quem tem hipertensão, porque o nitrato ajuda a regular a pressão arterial ao expandir as artérias. Contém ainda muitos antioxidantes e é fonte de vitamina C.

Couve: É considerada uma das melhores fontes de cálcio e magnésio, dupla que, além de fortalecer os ossos, ajuda o corpo a controlar o movimento dos músculos. É famosa por ter ação desintoxicante graças ao fitoquímico glicosinolatos, muitas fibras e vitaminas A, do complexo B e C. Ideal para fazer a base verde dos sucos.

Cúrcuma: As propriedades da cúrcuma têm alta capacidade de interagir com moléculas envolvidas em inflamações, sendo um forte antiinflamatório. A curcumina, pigmento natural desta rizoma, tem ainda propriedades neuroprotetivas e antioxidantes.

Gengibre: Antisséptico, auxilia no sistema imune. É um famoso termogênico, ou seja, capaz de acelerar o metabolismo favorecendo a perda de peso. Também possui propriedades benéficas para o estômago, podendo amenizar enjoos e outros desconfortos. “

Texto: Monique Portela

Fonte: Gazeta do Povo

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