Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Veja algumas das complicações causadas pelo efeito sanfona

21 de agosto de 2017

emagrecer2

Uma parcela significante da sociedade sofre as complicações causadas pelo efeito sanfona, uma maneira de dizer que o corpo não consegue entrar em equilíbrio consigo mesmo. Dessa forma, o mal faz com que a pessoa afetada nunca mantenha o mesmo peso. Esse transtorno causa inúmeros incômodos, geralmente, estéticos. No entanto, talvez o que muita gente ignore é que as constantes oscilações de peso vêm acompanhadas por problemas sérios que são acarretados ao organismo e que vão muito além da mera aparência física.

A seguir, você verá que o efeito sanfona vai muito além de somente comprometer os planos de emagrecimento.

Complicações causadas pelo Efeito Sanfona

Metabolismo

Perder e ganhar peso em pequenos intervalos não é nada saudável. Em situações como esta, o corpo entende que o indivíduo precisa poupar energia. Logo, a primeira e funesta consequência é a redução drástica da velocidade dos processos metabólicos. Isso acontece porque na primeira oportunidade que o cérebro tem de fazer com que o corpo volte ao seu estado anterior ele o fará de modo severo. Para isso, o principal órgão do corpo começa a desconsiderar as informações provindas do tecido adiposo, deixando aquela sensação de fome permanente, já que a saciedade acaba sendo interrompida pelo cérebro.

Acne, estrias e flacidez

Considerando as implicações estéticas, o efeito sanfona pode colaborar para o surgimento de uma variedade de acnes, que são decorrentes de oscilações hormonais, por sua vez originadas após o consumo em demasia de alimentos que contêm elevado índice glicêmico.

Outro ponto negativo ocorre na pele, que esticada e relaxada em movimentos constantes acaba promovendo o irrompimento de estrias.

Os dermatologistas também alertam que emagrecer e engordar em pouco tempo funciona como um catalisador de um processo denominado “glicação”, em decorrência do qual a pele se torna velha e, excessivamente, flácida.

Sistema imunológico

Ingerir uma imensurável quantidade de alimentos e engordar em pouco tempo leva a inflamações que tem sua origem no aumento desproporcional do tecido adiposo. Esse quadro desestabiliza totalmente o sistema imunológico, o que deixa o corpo propenso a contrair doenças. As circunstâncias pioram quando, ao perceber o ganho extra de peso, as pessoas iniciam uma restrição alimentar, ou seja, deixando o corpo ainda mais frágil.

Doenças são agravadas

Uma das doenças que podem vir à tona é a sarco penia, caracterizada pela perda excessiva de massa muscular. Geralmente, emagrecimentos em tempo recorde é consequência direta da adoção de dietas extremamente restritivas. O problema é que durante a perda de peso o corpo de desfaz do tecido muscular para incorporar um tecido gorduroso quando o efeito sanfona acontece.

Todo esse processo culmina na “sarcobesidade”, estado no qual o indivíduo desenvolve uma resistência insulínica fora do normal e desejável. O resultado será o agravamento do diabetes naqueles que já portam a doença e um possível aparecimento nos demais que ainda não a desenvolveram. Por conta disso, a “sarcobesidade” deve ser encarda com máxima seriedade.

De acordo com os médicos, existe outra doença provocada pelo efeito sanfona”e que merece a mesma atenção. Trata-se da esteatose hepática. Mais uma vez, a principal causa da doença se deve ao uso de uma dieta restritiva.

Na esteatose hepática o fígado começa a reter gordura, o que, invariavelmente, pode levar à intensificação da concentração de LDL (colesterol “ruim”) no sangue.

Conclusão

Emagrecer é o sonho de muitos. Entretanto, é preciso que o interessado estabeleça determinados limites quanto à forma que será utilizada para atingir os seus objetivos. Dessa forma, respeitar o biótipo de cada um é fundamental para se evitar consequências ruins como o efeito sanfona. Em outras palavras, quem opta por dietas que ditam teorias extremistas correm o sério risco de passar pelas complicações causadas pelo efeito sanfona, já que seus organismos não comportam um estado de magreza profunda por muito tempo. O segredo está em alinhar o cardápio de acordo com as necessidades e possibilidades de cada um.

Texto: Galdino

Fonte: Saúde em Alta

Lake Vilas Charm Hotel & SPA