Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Veja dicas para ter uma barba de “responsa”

28 de agosto de 2017

barba_photo_shelter

Se é dos barbudos que elas gostam mais, não se sabe. Mas já reparou que existe praticamente uma barbearia em cada esquina? O fato de ter mais homens querendo um visual mais peludo no rosto pode ter relação com a febre no negócio.

Com os cuidados certos, dá para ganhar uma cara nova sem ficar parecido com o homem das cavernas. As barbas modernas estão mais ousadas. Saíram de cena aquelas mais arredondadas, entraram as mais retas, angulosas. “Muitos pedem a barba com efeito degradê, que é aquela que tem mais volume no queixo e vai ficando mais rala na costeleta”, diz o barbeiro David Meier.

Segundo ele, para conquistar uma barba de respeito é preciso usar os produtos certos. E o mercado está cheio deles, cada vez mais específicos para homens barbudos.

XAMPU

“A começar pelo xampu para barba. Não dá para usar o mesmo xampu usado nos cabelos. O pelo da barba tem PH diferente. O xampu certo é antibacteriano e antifúngico. Protege a barba, ajudando a mantê-la saudável”, cita.

Feita a limpeza certa, cremes e óleos especiais também vão compor o kit para deixar a barba nos trinques. “Eles vão nutrir os fios, deixando-a mais hidratada e alinhada”, diz o barbeiro.

Quem vai deixar a barba crescer precisa ter paciência. Coceira e pelo encravado fazem muitos desistir e raspar tudo. “O ideal é não coçar. E se o pelo encravar, é bom ir ao barbeiro, que vai aplicar técnicas para resolver isso”, alerta David.

Na barbearia onde ele trabalha, que fica numa das avenidas mais movimentadas da Praia do Canto, na Capital, é oferecida a chamada “Barboterapia”, um verdadeiro ritual de beleza para os barbudos. “É um tratamento completo. Fazemos a higienização da barba, esfoliamos o rosto, fazemos massagem, cortamos, hidratamos e depois modelamos a barba. Os clientes gostam porque é muito relaxante”, descreve.

PENTE

Barba feita, resta saber como manter o estilo. E isso é possível de se fazer em casa, tendo os materiais certos. Além de uma boa lâmina, é preciso ter um pente próprio para a barba. “Tem que pentear a barba todos os dias, como é feito com o cabelo. Ou corre o risco de o pelo embolar, formando um nó”, aponta o profissional.

No mais, em casa a pessoa consegue ir retirando o excesso de pelos. Para dar o retoque final, com formato desejado, o ideal é procurar um especialista. “A gente aplica o corte, concentra o volume em determinado local, de acordo com o tipo de rosto”, diz David.

Faz quase dois anos que o empresário Tiago Barros, 30 anos, passou a ostentar uma barba bem volumosa. “Nunca gostei de lâmina. Gosto desse visual. Dá mais credibilidade”, opina ele.

5 PASSOS PARA FICAR BARBUDO

1) Tenha paciência

Cada barba cresce em um ritmo. Você poderá, no máximo, dar uma aparadinha de vez em quando. No início, quando os pelos começam a crescer, tem coceira. E alguns pelos podem encravar. Busque um barbeiro profissional, que pode aplicar técnicas que aliviam esses sintomas e te orientar sobre como lidar com essa fase.

2) Faça a limpeza certa

A lavagem utilizando os xampus adequados vai remover a descamação da pele, os fios soltos e outros detritos acumulados na sua barba, mantendo-a com uma aparência mais bem-cuidada e viva. Além disso, o uso dos xampus e produtos certos remove o odor acumulado e ajuda a hidratar a barba para que ela não pareça ressecada e morta.

3) Adote um estilo que combina com você

Existem formatos certos para cada tipo de rosto. Um corte certo pode esconder imperfeições na pele até, como marcas de espinha e cicatrizes. O barbeiro saberá desenhar a barba, deixando o volume certo em determinados lugares, criando ângulos que vão te favorecer.

4) Saiba manter

Depois de lavar e secar bem, penteie a barba. Isso deve ser feito diariamente, tal como é feito com os cabelos. O pente ideal é o de madeira, que evita que os fios fiquem arrepiados. Tenha uma lâmina de qualidade para ir retirando o excesso, evitando que a barba cresça de forma descontrolada.

5) Hidrate, modele

Balms e óleos próprios para barba vão manter os fios hidratados e, portanto, mais alinhados, bonitos. Finalize com ceras e pomadas para moldar os fios.

Texto: Paula Stange Rosi

Fonte: Gazeta Online

Lake Vilas Charm Hotel & SPA