Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Vitamina C: por que ela é tão importante para combater o envelhecimento da pele?

18 de julho de 2017

super-fruta-conheca-os-beneficios-do-mirtilo-para-a-saude-2-1-840x320

Eis uma substância importantíssima para o bom funcionamento do nosso corpo – e fundamental para a pele. Além da sua propriedade antioxidante, ação que ajuda no combate ao envelhecimento da pele, a vitamina C também nutre o colágeno natural que produzimos, o que ajuda a manter a firmeza e a elasticidade da pele – efeito que se espalha também pelas cartilagens, ossos e dentes.

O saldo dessa conta é superpositivo, incluindo também diminuição das rugas, uma ajuda extra no clareamento da derme, a melhora de sua imunidade e até um reforço potencializador para os efeitos do filtro solar.

A relação entre a vitamina C e a saúde da pele é tão próxima que quando há carência do nutriente em alguma função do organismo, o corpo supre essa necessidade retirando o composto da pele – o que a torna mais vulnerável às ações do tempo e a agressões diárias. Daí a importância de manter em dia nossa “reserva” da vitamina.

Fontes de saúde

Como não somos capazes de produzir a vitamina C naturalmente, precisamos obtê-la de outras formas.  E a que primeiro vem à mente é por meio da alimentação. Frutas cítricas e vegetais folhosos são uma boa fonte do nutriente – que pode ainda ser ingerido em forma de cápsulas. Lembrando sempre da importância de consultar um profissional especializado ou o seu médico antes de promover mudanças na dieta ou incluir qualquer suplemento na sua alimentação.

Do ponto de vista dos benefícios à pele, uma forma de adquirir a vitamina C é por meio de aplicação tópica, ou seja, usando produtos que contenham a vitamina em suas fórmulas. Dessa forma, é possível conseguir um aumento dos níveis da substância na pele de 20 a 40 vezes maior do que quando a ingerimos.

Nos cosméticos “vitaminados”, procure também em suas composições os derivados da vitamina C e combinações de ativos que potencializem sua ação sobre a pele, como o ácido ferúlico. Mas aqui também é importante a orientação e o acompanhamento de um profissional – no caso, do seu médico dermatologia. É ele quem vai esclarecer as dúvidas que surgirem a cada caso e irá também informar sobre procedimentos e tratamentos que incluam os benefícios da vitamina C.

Um pouco mais sobre os antioxidantes

Os antioxidantes são capazes de neutralizar os radicais livres, átomos ou moléculas instáveis responsáveis pela oxidação das células, processo responsável pelos sinais da idade como as rugas e as linhas de expressão.

Eles também agem de outras formas contra os radicais livres, impedindo que eles ataquem as células e as lesionem – e até mesmo reconstituindo as células danificadas.

Existem dois tipos de antioxidantes: os enzimáticos, produzidos naturalmente pela pele, e os não enzimáticos – grupo no qual se encaixa a vitamina C. Além de agirem no combate ao envelhecimento cutâneo, substâncias com ação antioxidante também protegem a pele de agentes agressores externos, como a poluição e os raios UV.

Você sabia que os mirtilos eram anteriormente utilizados para prevenir e tratar doenças relacionadas ao trato urinário? Isto é devido a um de seus componentes, que aumenta a acidez da urina e não permite que bactérias crescem neste meio, sendo eficaz para prevenir a inflamação da bexiga urinária, para evitar a cistite, para combater problemas renais e de próstata, da uretra e todos os problemas associados com o trato urinário em geral.

Mas esse é apenas um dos muitos beneficios do mirtilo para a saúde. O valor nutricional dos mirtilos, resumem-se como
 baixo em gordura, livre de sódio e colesterol, rico em fibras e em vitaminas C e K. Além disso, sua cor é proporcionada por um grupo de flavonoides chamados antocianinas, que têm um poderoso efeito antioxidante. Quer saber mais sobre as propriedades e os benefícios dessa fruta? Acompanhe nossa matéria de hoje e descubra o que é o mirtilo e algumas receitas para fazer com ele.

O que é mirtilo?

O mirtilo (Vaccinium myrtillus), também conhecido como blueberry, é uma pequena frutinha arredondada de cor roxa intensa quando madura. Os mirtilos cultivados no Brasil, não são os mesmos que crescem em países da Europa e nos Estados Unidos, que são os verdadeiros blueberrys. Mesmo assim, de acordo com pesquisas, a fruta produzida em nossa país tem as mesmas características nutricionais da original.

Essa fruta cresce em pequenos arbustos que gostam de climas mais frios, por isso, seu maior cultivo concentra-se na região Sul do Brasil. No entanto, o mirtilo vem ganhando cada vez mais popularidade e já é possível encontrá-lo mais facilmente para compra.

Os mirtilos estão entre as frutas mais ricas em antioxidantes, que é de onde vem a maior parte de seus incríveis benefícios à saúde.

Propriedades do mirtilo

– Adstringente
– Diurético
– Tônico
– Anti-inflamatório
– Antisséptico
– Antidiarreico
– Anti-hemorrágico
– Hipoglicemiante
– Antioxidante

Benefícios do mirtilo

1 – Fonte de antioxidantes

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do mirtilo beneficiam e protegem a saúde do coração. Estudos recentes revelaram que os mirtilos também ajudam a combater fatores que levam a doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol, a pressão sanguínea e o estresse oxidativo.

2 – Mantém o cérebro saudável

Essa fruta também conhecida como blueberry, pode ajudar você a manter seu cérebro em boa forma, mesmo entrando na velhice. Ela contêm flavonoides que melhoram a memória, o aprendizado e as funções cognitivas. Além disso, protegem o cérebro contra os radicais livres que podem danificar o tecido saudável e que geralmente estão relacionados a perda de memória. Mirtilos também podem ajudar a reduzir o risco da doença Parkinson ou Alzheimer.

3 – Protege contra doenças cardiovasculares e diabetes

Os mirtilos são ricos em fitoquímicos chamados polifenóis que têm vários benefícios para a saúde. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Maine (EUA), o consumo regular de mirtilos pode ajudar a prevenir patologias associadas à síndrome metabólica, incluindo doenças cardiovasculares e diabetes.

A síndrome metabólica inclui um grupo de fatores de risco caracterizada por obesidade, hipertensão, inflamação, intolerância à glicose e resistência à insulina, entre outros. Muitas substâncias encontradas em alimentos como o mirtilo, têm o potencial de prevenir essas doenças e reduzir a necessidade de tomar medicação ou de ser submetido a intervenções médicas.

4 – Melhora a memória

Vários estudos têm investigado a relação entre mirtilos e a memória. Uma pesquisa realizada em adultos mais velhos, pela Universidade de Cincinnati Academic Health Center (EUA), descobriu que aqueles que beberam o suco de mirtilo, por 12 dias durante o estudo, tiveram um aumento na capacidade do cérebro para lembrar das coisas. Para os pesquisadores este foi o primeiro teste em seres humanos para avaliar o benefício potencial do mirtilo na função cognitiva de idosos com um risco aumentado de demência.

5 – Mantém os olhos saudáveis

Este fruto contém compostos que aumentam a capacidade visual e melhoram a visão. Um estudo verificou que uma mistura de um composto do mirtilo chamado antocianinas, em conjunto com a vitamina E, é capaz de barrar a progressão da catarata em mais de 95%.

6 – Combate os efeitos do envelhecimento

Os mirtilos podem ser um dos melhores alimentos anti-idade. Além de manter a aparência da pele mais jovem, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o consumo diário de pequenas quantidades de mirtilos reduz drasticamente os déficits de memória e de coordenação motora que normalmente acompanham o envelhecimento.

7 – Aumenta o colesterol bom

Outra benefício do mirtilo, graças a seu potente efeito antioxidante, é aumentar o colesterol HDL (popularmente conhecida como o colesterol bom) que seria associado a uma diminuição da probabilidade de desenvolvimento de doença cardíaca.

8 – Combate o câncer

O mirtilo contém polifenóis e ácido elágico, componentes que estimulam os mecanismos do corpo que eliminam substâncias cancerígenas.
Receitas com mirtilo

Além de benéfico para a saúde, o mirtilo também tem um sabor delicioso e pode ser adicionado à várias receitas, na maioria doces. Veja abaixo três receitas que utilizam esse fruta:
Bolo de mirtilos

Ingredientes:

– 300g de açúcar
– 220g de manteiga
– 3 ovos
– 1 limão
– 375g de farinha de trigo
– 2 colheres de chá de fermento em pó
– 1 colher de chá de baunilha líquida
– 250ml de leite
– 2 colheres de sumo de limão
– 200g de mirtilos

Preparo

– Misture o leite com o sumo de limão
– Em outra tigela, bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme
– Após, adicione os ovos, um a um, o leite com o sumo de limão, a farinha de trigo, o fermento e a baunilha, sempre mexendo muito bem
– Por último, acrescente os mirtilos polvilhados com um pouco de farinha, mexa e coloque em uma forma untada com margarina e farinha de trigo
– Leve ao forno preaquecido a 180ºC e deixe por 45 minutos
– Retire do forno, desenforme e polvilhe com açúcar

Muffins de mirtilo

Ingredientes:

– 300g farinha de trigo
– 5g bicarbonato de sódio
– 50g aveia
– 150g açúcar demerara
– 2 ovos
– 60ml óleo de coco
– 250g iogurte
– 100g mirtilo
– Raspas de 1 limão

Preparo:

– Unte formas de muffins ou de empadinhas, com manteiga e farinha de trigo
– Numa tigela, acrescente o trigo, o açúcar, a aveia e o bicarbonato de sódio. Mexa bem
– Numa outra tigela, misture os ovos, as raspas de limão, o iogurte e o óleo de coco, sempre misturando bem
– Depois adicione a outra mistura, com os ingredientes secos, e mexa delicadamente. Não dê importância se a farinha de trigo não se dissolver totalmente
– Passe os mirtilos na farinha de trigo e misture-os também a massa que acabou de preparar
– Mexa por no máximo 10 vezes
– Acrescente a massa às forminhas
– Coloque no forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 18 minutos

Smoothie de mirtilo

Ingredientes:

– 200g mirtilos (pode ser congelados)
– 50g de morangos ou metade de uma banana
– 300ml de leite
– 2 colheres de sopa (razas) de açúcar (ou outro adoçante de sua preferência)

Preparo:

– Num liquidificador ou mixer, acrescente o leite, as frutas e o açúcar. Bata até misturar bem os ingredientes

Mirtilo onde comprar?

O mirtilo está cada vez mais sendo popularizado, mas ainda assim, em algumas regiões é difícil achá-lo. Seu valor costuma ser alto, além disso, a fruta é bastante sensível ao calor e pressão, por isso, é necessário um cuidado com a fruta fresca.

O mirtilo pode ser comprado fresco ou ainda desidratado em alguns hortifrutis, supermercados e também pela internet. O preço de 100 gramas da fruta fresca custa entre 10 e 20 reais.

Mais informações

Graças a natureza, podemos cuidar da nossa saúde e prevenir diversos problemas de saúde, muitas vezes, sem a necessidade de medicamentos. Os mirtilos, como vimos, são alimentos riquíssimos em diversos nutrientes benéficos, por isso, devem ser consumidos regularmente. Eles podem ser ingeridos através de sucos naturais e ainda são usados em diversas receitas, principalmente em sobremesas.

Texto: Dra. Luciana Maluf

Fonte: Dicas Sobre Saúde

Lake Vilas Charm Hotel & SPA