Lake Vilas Charm Hotel


Blog

Você sabe quais alimentos são fontes de proteína?

19 de outubro de 2017

alimentos-com-proteina

A importância das proteínas na dieta diária é a chave. As proteínas são essenciais para a construção e reparação de todos os tecidos do corpo, algo extremamente importante se considerarmos que a renovação é constante. Mas, por outro lado, eles regulam uma boa parte da atividade do nosso organismo, uma vez que os hormônios são fundamentalmente proteínas. Outras funções-chave são o transporte de substâncias (por exemplo, a hemoglobina é uma proteína que transporta oxigênio para todas as células do corpo), a coagulação (fibrina e trombina são duas das proteínas básicas a esse respeito) e defesa (imunoglobulinas). Por tudo isso, é fundamental saber quais os alimentos com proteínas, de modo a tê-los muito presentes na dieta diária.

Existem muitas maneiras de classificar as proteínas alimentares, mas muito simples de entender, embora muito útil, é dividi-las em proteínas animais e proteínas de origem vegetal.

Alimentos com proteínas de origem animal

Queijo de parmesão: Embora quase todos os queijos tenham um bom suprimento de proteínas, o parmesão tem uma proporção particularmente alta. Por cada 100 gramas de produto, são fornecidos 41,6 gramas de proteínas.

Carne em cortes magra: A carne de alta qualidade fornece 36 gramas de proteína por 100 gramas de produto. Não devemos esquecer, no entanto, que ele fornece outros elementos muito importantes, como o Zinco, que é em quantidades muito significativas e serve para metabolizar proteínas, entre outras funções.

Peixe: especialmente atum, salmão e anchovas. Não só fornecem 30 gramas de proteína por 100 gramas de produto, mas também fornecem gorduras de alto valor, que são essenciais em qualquer dieta saudável.

Peito de frango e peru: Em ambos os casos, a contribuição pode exceder 30 gramas de proteína por 100 gramas de produto, mas também fornecer vitaminas, especialmente B3 (muito importante no peito da peru)

Lagosta e caviar: Essas duas fontes de proteína não são exatamente as mais baratas, mas elas são muito boas. Uma lagosta de peso médio fornece cerca de 43 gramas de proteína e 100 gramas de caviar fornecem 26 gramas de proteína.

Ovo: Um ovo de tamanho médio fornece 7,5 gramas de proteína, o que não parece muito em relação aos anteriores, mas na verdade não é uma contribuição para nada menos.

Alimentos proteicos de origem vegetal

Soja: A soja é uma fonte de proteína muito importante, uma vez que contém 33 gramas por 100 gramas de produto, mas deve ser lembrado que também fornece vários minerais muito importantes (magnésio e cálcio, entre outros) além de várias vitaminas, especialmente vitamina B6 e vitamina E. Não podemos deixar de mencionar a vantagem da saciedade, conforme descrito em um artigo publicado em março de 2011 no The American Journal of Clinical Nutrition .

Legumes: especialmente feijões secos. Neste caso, a contribuição é de 27 gramas por 100 gramas de feijão. Outras leguminosas, como lentilhas e grão-de-bico, têm uma contribuição de pelo menos 23 gramas.

As nozes: especialmente os pinhões, têm um alto teor de proteína. Nesse caso, atingimos 30 gramas de proteína por 100 gramas de pinhões.

Texto: José

Fonte: Vitaminas e Alimentos

Lake Vilas Charm Hotel & SPA