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Xô, azia! Nutricionista lista sete alimentos para melhorar a digestão

26 de julho de 2019

“Alguns alimentos fornecem substratos que protegem o estômago e ajudam o intestino a funcionar de forma adequada”, explicou a nutricionista Cintya Bassi.

Tem problemas de má digestão? Gases, azia, queimação, náuseas, refluxo, prisão de ventre e até a sensação de peso no estômago podem ser resolvidos ou evitados com uma alimentação equilibrada. “Alguns alimentos  fornecem substratos que protegem o estômago e ajudam o intestino a funcionar de forma adequada”, explicou a nutricionista Cintya Bassi, do Grupo São Cristóvão Saúde.

De acordo com a nutricionista, uma boa digestão significa que o corpo conseguiu reduzir os alimentos a compostos simples, para que esses sejam utilizados para o funcionamento do organismo, auxiliando também na eliminação de toxinas.

A especialista indicou alimentos que não podem faltar no seu cardápio para manter o bom funcionamento do sistema digestivo. Confira:

1- Cereais Integrais

São ricos em fibras e outros nutrientes que facilitam o trânsito intestinal. Além disso, a especialista conta que os cereais integrais protegem contra alguns tipos de câncer, como o colorretal.

2- Gengibre

Esse tubérculo possui alto teor de óleos essenciais, além de seus princípios picantes, que ajudam no tratamento da dispepsia (desconforto digestivo), náuseas e vômitos.

3- Frutas Vermelhas

Morangos, amoras, cerejas e demais frutinhas vermelhas são ricas em antioxidantes, ajudam a manter a saúde das células e protegem o corpo contra o surgimento de câncer de fígado e intestino, além de ter forte ação anti-inflamatória.

4- Abacaxi

Essa fruta apresenta uma enzima digestiva natural que tem ação, principalmente, no estômago. Facilita a digestão e auxilia na quebra de nutrientes, como proteínas e gorduras, gerando melhor absorção e metabolização. “O abacaxi alivia aquela sensação de peso no estômago após uma refeição”, esclarece Cintya.

5- Mamão

O mamão é muito bom para pessoas que sofrem com constipação, pois suas propriedades laxativas ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. Além disso, Cintya conta que o mamão tem uma enzima que facilita a digestão.

6- Iogurtes

Rico em proteínas, carboidratos e outros nutrientes. Ainda, apresenta um diferencial: bactérias benéficas, favorecendo uma colonização saudável da flora intestinal e eliminando bactérias nocivas, o que reduz gases, infecções intestinais, entre outros males.

7- Azeite

“O óleo vegetal mais saudável”, conforme aponta a especialista, é capaz de melhorar a secreção biliar, facilitando a digestão e atuando positivamente em órgãos como pâncreas e vesícula.

Dica da especialista

Para ajudar ainda mais no bom funcionamento do aparelho digestivo, além de atentar para os alimentos indicados acima, Cintya também dá quatro dicas importantes:

1. Mastigação: é importante comer sem pressa, mastigando bem cada alimento para que ele esteja pronto para uma digestão adequada.

2. Descanso: a nutricionista recomenda que se evite deitar-se logo após grandes refeições, sobretudo quando ingerimos alimentos pesados, pois isso atrapalha o processo de digestão.

3. Jejum: segundo a especialista, deve-se evitar jejuns prolongados, pois esse hábito deixa o sistema digestivo mais exposto ao ácido gástrico;

4. Medicamentos: Cintya explica que alguns remédios, especialmente os antibióticos, podem destruir as bactérias que auxiliam na digestão e proteção do organismo. “Por isso, em alguns casos, recomendamos ao paciente associar probióticos ao uso da medicação, como os encontrados no leite fermentado e iogurtes”, finaliza.

Vilões da digestão

Cintya Bassi garante que adoçantes artificiais, café, frituras, gorduras, leite e carnes processadas devem ser evitadas para melhorar digestão.

Texto: Redação

Fonte: Ibahia

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